A REGIÃO

Monte Redondo & Carreira

A União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira foi constituída a 29 de setembro de 2013 no âmbito da reorganização administrativa nacional que agregou a extinta Freguesia de Monte Redondo e a extinta Freguesia da Carreira.

Localizada a norte do concelho de Leiria, a União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira é servida pela Estrada Nacional 109 e pela A17, atribuindo-lhe uma enorme importância em termos económicos e turísticos pela sua proximidade com a Praia do Pedrogão e a cidade de Leiria. Sendo a sexta maior freguesia do Concelho, Monte Redondo e Carreira conta com mais de 5500 habitantes distribuídos numa área geográfica de cerca de 50 km2.

Do seu património material, imaterial, natural, cultural e religioso destacam-se a Igreja Matriz, situada no centro da Vila de Monte Redondo, tendo como padroeira a Nossa Senhora da Piedade, o Instituto Dona Maria Rita do Patrocínio Costa, atual sede da Filarmónica Nossa Senhora da Piedade, a mais antiga do concelho, as Salinas da Junqueira, um ecossistema raro, dado ser uma antiga salina de interior e uma turfeira de baixa altitude, reconhecido internacionalmente pela ocorrência potencial de dois habitats europeus prioritários por estar inserido na rota das aves migratórias do arco atlântico.

De salientar, ainda, o Cabeço de Monte Redondo, onde está implantado um marco geodésico de 1ª ordem, um local de extrema importância para a população e com enorme relevância para o turismo ecológico, fazendo parte do roteiro pedestre da Freguesia. Os Campos do Lis são, igualmente, de enorme relevância para a população local e para o património natural do concelho, oferecendo uma paisagem singular onde se avistam caniços, freixos e salgueiros ao longo das margens do rio.